Uma pesquisa feita por uma equipe australiana descobriu uma espécie nova de peixe que vive dentro de vulcões submarinos ao largo da costa do continente.
Utilizando um navio explorador da agência de ciência nacional da Austrália, encontraram quatro vulcões extintos a cerca de 200 quilômetros da costa de Sydney, escondidos sob quase cinco quilômetros de profundidade. Analisando as caldeiras desses vulcões, vários tipos de criaturas foram encontradas, inclusive o pequeno peixe da imagem acima, chamado pelos pesquisadores de “blackfish” (“peixe preto”). Estima-se que as caldeiras formadas por esses vulcões extintos tenham mais de 50 milhões de anos.
A equipe ainda está tentando identificar essa espécie de peixe com presas e sem escamas. Também não está claro se é um adulto ou um filhote. No entanto, os cientistas reconheceram outros peixes vivendo nos vulcões, principalmente porque eram versões larvais de peixes e lagostas criadas na Austrália.
“Nós achávamos que peixes só se desenvolviam em estuários costeiros, e que uma vez que as larvas fossem varridas para o mar, fosse o fim delas”, revelou o biólogo marinho Iain Suthers, cientista-chefe da exploração, surpreso com a resistência dos peixinhos. O que acontece é que esses animais estão prosperando e crescendo em águas ácidas quentes, perto de vulcões submarinos.
Este é mais um dos incríveis exemplos onde a vida encontra um jeito de prosperar apesar das condições extremas do ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário